quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Introdução



Ler rapidamente, entendendo perfeitamente o texto é o sonho de consumo de todos nós, afinal o tempo é escasso e existem muitos livros, jornais, revistas, etc. para serem lidos.

Diversamente do que a maioria das pessoas pensa, essa habilidade não difícil de ser atingida.

Basta seguir algumas regras básicas que iremos estudar mais adiante.

Observando essas regras, conceitos e sugestões, você formará novos hábitos, mais adequados ao comportamento de um leitor dinâmico, e assim estará apto a ler mais e melhor.

A primeira atitude para você atingir esse objetivo é tomar uma firme decisão no sentido de que quer realizar isso, pois, como sabemos, querer é poder.

Você encontrará muitos obstáculos em seu caminho, mas sua determinação, a sua vontade, a sua dedicação, irá superar todos esses entraves porque você quer atingir esse objetivo e desfrutar do conhecimento, o principal recurso do nosso século.

Portanto, tente mentalizar com você, por exemplo, o seguinte:

Eu não quero ser um subproduto da TV, do rádio, dos jornais, das revistas, da mídia formadora de opiniões massificadas; eu não quero pensar como o rebanho pensa; eu quero obter conhecimento em várias fontes para poder ver o outro lado da moeda, ter meus próprios pensamento e as minhas próprias ideias.

George Orwell, em seu ensaio A política e a língua inglesa, recomendava que as pessoas tivessem pensamentos próprios e não usassem conceitos pré-formados:

Mal se levantam certos tópicos, o concreto dissolve-se no abstrato e ninguém parece capaz de pensar em expressões que não sejam estereotípicas; a prosa consiste cada vez menos em palavras escolhidas em função do seu significado, e cada vez mais em expressões pregadas umas às outras como secções de um galinheiro pré-fabricado.

E como você vai aprender a ler de verdade e isso significa aprender a escrever e pensar também de verdade, reflita sobre estas recomendações de Orwell:

 Nunca use uma metáfora, símile ou outra figura de estilo que esteja habituado a ler.

 Nunca use uma palavra grande quando uma pequena servir.

 Se for possível cortar uma palavra, corte-a sempre.

 Nunca use a voz passiva quando pode usar a voz ativa.

 Nunca use uma expressão estrangeira, uma palavra científica ou uma palavra de gíria se conseguir pensar num equivalente inglês corrente.

Viole qualquer destas regras de preferência a dizer algo obviamente bárbaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de Livros Digitais

Livros.myht.org - Útimas Noticias