Nesta
aula vamos estudar como realizar a pré-leitura e como encontrar seu conteúdo
essencial de um livro.
Antes
de tudo, leia a biografia do autor na Wikipédia e dê especial atenção ao contexto
histórico no qual a obra foi escrita, em especial, a fase da vida do escritor
em que o livro foi escrito.
Depois,
avalie o significado do título e leia as orelhas do livro, onde serão
encontradas na maioria das vezes considerações sobre o tema ou sobre o autor.
Examine
índices, capítulos e tudo aquilo que puder lhe dar uma noção da estrutura da
obra a ser lida ou estudada.
Faça
uma pré-leitura de cada capítulo lendo os primeiros e os últimos parágrafos, para
ter uma ideia geral do que está sendo tratado.
Dê
apenas uma rápida olhada no material
pré e pós-textual e vá direto a leitura do corpo principal da obra.
Lembre-se
do que Hegel argumentou no Prefácio
da Fenomenologia do Espírito:
Numa obra filosófica, em razão de
sua natureza, parece não só supérfluo, mas até inadequado e contraproducente,
um prefácio: esse esclarecimento preliminar do autor sobre o fim que se
propõe, as circunstâncias de sua obra, as relações que julga encontrar com as
anteriores e atuais sobre o mesmo tema.
Conforme
vimos anteriormente, e Borges no livro Ficções não nos deixa mentir, alguns
autores escrevem muito para passar uma mensagem que poderia ser passada num
artigo com poucas linhas.
Reflita
um pouco sobre este trecho:
Desvario laborioso e empobrecedor o de compor
extensos livros; o de espraiar em quinhentas páginas uma ideia cuja perfeita
exposição oral cabe em poucos minutos.
Melhor procedimento é simular que esses
livros já existem e oferecer um resumo, um comentário.
Assim procedeu Carlyle em Sartor Resartus;
assim Butler
em The Fair Haven; obras
que têm a imperfeição de serem também livros, não menos tautológicos
(repetitivos) que os outros.
Como
sabemos, em geral trata-se de escritores
profissionais que muitas vezes obedecem a contratos onde são obrigados
a escrever um livro por ano com um número mínimo de páginas ou algo semelhante
em troca de remuneração.
Aqui,
será importante que você avalie, por fim, se realmente vale a pena seguir na
leitura integral da obra.
Em
todos os tipos de leitura referidos acima, preste muita atenção à pontuação,
pois ela é fundamental para o entendimento do significado da mensagem.
Leia
o texto abaixo e perceba a sua importância.
Um milionário redigiu seu testamento desta
forma:
"Deixo a minha fortuna para o meu irmão
não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres."
Como se vê, ninguém entendeu, porque não há
nenhuma pontuação e houve enorme confusão entre os interessados na herança.
O irmão achou que o certo seria assim:
"Deixo minha fortuna para o meu irmão;
não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres."
Veio o sobrinho e disse que o certo era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu
irmão, não; para o meu sobrinho; jamais para o meu advogado, nada para os
pobres."
Por sua vez, o advogado sustentou que a
redação era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu
irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada para os
pobres."
Finalmente, um defensor dos pobres disse que
o certo na realidade era:
"Deixo a minha fortuna: para o meu
irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os
pobres."
Preste
atenção ainda nas citações e
nos autores relacionados na
bibliografia utilizada, pois consultando as obras utilizadas pelo autor
você poderá complementar sua leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário