Nesta
aula vamos procurar compreender o que é conhecimento,
ou seja, aquilo que resultará de nossa leitura rápida.
No século passado, os chamados recursos à
disposição da sociedade eram capital,
trabalho, maquinário e terra.
Atualmente, todos esses recursos foram
superados pelo conhecimento.
Vivemos na era do conhecimento.
Os especialistas dizem que ele é a principal moeda ou recurso do nosso
século.
Por outro lado, afirmam que a leitura é a principal fonte
disponível para a aquisição desse conhecimento.
A
maneira mais fácil de obter conhecimento em maior quantidade é através da
leitura de livros, jornais, revistas, etc.
Naturalmente,
o conhecimento não é obtido, exclusivamente pela leitura - ele é obtido também pela observação, mas
certamente é através dela que se pode obter conhecimento pronto em maior
quantidade e rapidez.
Do
ponto de vista fenomenológico,
o conhecimento pode ser explicado da seguinte forma:
Existe,
inicialmente, um sujeito e um
objeto diferentes um do
outro, sendo que estes partilham uma relação – o conhecimento.
Este
sujeito apenas é sujeito para este objeto
e este objeto apenas é objeto para
este sujeito, estes estão ligados por uma estreita relação,
condicionando-se reciprocamente (correlação).
A
relação que sujeito e objeto partilham é dupla mas não reversível,
isto é, os papéis de sujeito e objeto não são intermutáveis, a sua função é,
portanto, diferente.
Nesta
relação a função do sujeito é
apreender o objeto e a função do
objeto é a de ser apreendido pelo sujeito.
Para
que o sujeito possa conhecer, este tem que se transcender, entrando na esfera do objeto, onde capta as
características do objeto e as faz entrar na sua própria esfera.
O
sujeito apenas tem noção do que apreendeu quando reentra em si.
O
sujeito sai deste processo modificado,
dado que com ele traz apenas uma representação mental – imagem – do
objeto, em tudo igual ao objeto em si.
Veja
o diagrama do conhecimento.
A definição
clássica de conhecimento, originada em Platão,
diz que conhecimento
consiste numa crença verdadeira e justificada.
Portanto,
a partir de agora, vai nos interessar desenvolver a habilidade de ler um texto,
de adquirirmos conhecimento (crenças verdadeiras e justificadas), ou seja:
Simplesmente
olhando um texto qualquer, você deverá ser capaz de saber se ele lhe será útil
e se ele agregará conhecimento à sua bagagem intelectual.
Observe
que nem sempre o conhecimento que adquirimos é útil imediatamente; de um modo
geral, ele fica gravado em nossa mente e é recuperado em algum momento de nossa
existência, quando se torna necessário.
Na
próxima aula, vamos estudar as estrutura
do livro.
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