Ler
bem e com rapidez, algumas vezes, é chamado também de Leitura Dinâmica.
Aqui,
nosso objetivo será:
Aumentar a velocidade de leitura mantendo o mesmo padrão de conhecimento, ou seja, não proveitoso
aumentarmos a velocidade e deixar de entender
(compreender) aquilo que está sendo lido, o objeto da leitura.
Vejamos,
primeiramente, o que é leitura:
A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita
de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma
atividade extremamente importante para a civilização, atendendo múltiplas
finalidades.
A leitura é um processo que consiste na movimentação dos olhos percorrendo
as palavras, que em seguida são fotografadas e transformadas em imagens para
depois serem traduzidas em ideias pela nossa mente.
Portanto,
devemos inicialmente nos preocupar em aperfeiçoar o movimento dos olhos, sem nos deter na compreensão do que
está sendo lido.
Num
processo de leitura convencional,
você lê sílaba por sílaba e sua velocidade fica limitada à velocidade da fala.
Neste
processo convencional, o tempo de leitura fica aumentado pelas paradas, na
tentativa de compreensão de cada sílaba e isto não nos interessa.
Nosso
objetivo será reconhecer as palavras como um
todo, como uma imagem, como
um ideiograma (do grego - ideia + caracter, letra) é um símbolo
gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato).
Assim,
nosso cérebro se habituará a identificar palavras e frases em velocidades bem
maiores do que aquela velocidade-limite, atingida pela velocidade de fala.
Veja
este exemplo:
Eu/
vou/ a/pren/der/ a/ ler /ra/pi/da/men/te.
Se
você ler este texto sem as paradas, a velocidade de leitura aumentará
sensivelmente:
Eu
vou aprender a ler rapidamente.
Perceba
agora, esquematicamente, as diferenças usuais entre o leitor lento e o leitor
dinâmico:
1.
Os leitores lentos captam
algumas sílabas por fixação, parando com muita frequência; o leitor dinâmico capta varias
sílabas por fixação, diminuindo consideravelmente a quantidade dos pontos de
fixação consumindo menos tempo em cada pausa.
4.
O leitor dinâmico consegue efetuar
saltos de olho e movimentos de retorno com uma
velocidade bem maior do que o leitor lento.
5.
O leitor lento se
desconcentra com facilidade e lê de forma passiva, enquanto o dinâmico é concentrado, crítico
e lê de forma ativa.
6.
O leitor lento lê em voz alta
ou repete mentalmente o material lido, enquanto o dinâmico incorpora diretamente a informação, sem nenhuma repetição
do material lido.
Lembre-se
que, segundo Mortimer, as normas de leitura
ativa são:
Achar
e interpretar as palavras-chaves do livro;
Descobrir
as frases importantes e compreender seu significado (início e fim dos
capítulos).
Tudo
isso, você deverá fazer mentalmente, pois se parar para fazer anotações, não
haverá avanço.
Bom,
já sabemos o que é leitura, o que é leitura convencional e o que é leitura
dinâmica e muito mais.
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